Pois é, meu povo! Já estamos em 2015!
E início de ano sempre fica aquele clima de "vou fazer melhor", "vou fazer diferente". Entre as mais pedidas, está "quero uma vida mais saudável", "quero voltar a estudar (ou estudar mais)", "quero ser feliz na minha profissão". Pois é. Também estou nessa vibe. #todasestamos
Final de ano é sempre reflexivo. Recebi uma amiga de fora na minha casa no fim do ano e entre uma cerveja e outra, entre um mergulho e outro, entre uma risada e outra, conversamos muito sobre nossas atuais situações profissionais com todas as suas dores e delícias (mais dores que delícias, diga-se de passagem!).
Calhou também de todas as minhas leituras deste período terem girado em torno desse mesmo tema: satisfação no trabalho. Assunto tenso, né? Daí resolvi escrever esse post sobre o que tenho lido e conversado sobre o assunto. Sempre li muuuuito sobre o tema, acabei trabalhando em RH, tenho um lado empreendedor adormecido e também babo quando leio aquela edição de Você S/A cujo título é: "As 50 melhores empresas para se trabalhar - ano Tal".
Confesso que já errei muito e vou continuar vacilando algumas vezes. Tudo na teoria é lindo mas a aplicação exige disciplina, auto-conhecimento e parcimônia consigo mesma; não dá pra abraçar o mundo de uma vez só, né não?
Pra facilitar, fiz uma lista com as 5 dicas que pretendo lembrar ao longo de 2015 porque considero importantes e acho que vale a pena compartilhar com vocês:
1 - AS EMPRESAS NÃO RECOMPENSAM ESFORÇO E SIM RESULTADO:
Essa frase foi roubada descaradamente da pagina do Facebook do meu primo e a partir dessa frase-bomba, comecei a refletir que ela é a mais pura das verdades. Nunca vi ninguém ser recompensado por ter ficado depois do horário, por ter abdicado da vida pessoal em prol da empresa. Digo mais, se aparece alguém que faz exatamente o mesmo que você dentro do "tempo regulamentar" ou faz melhor, você já era! Simples assim! A dica? Dedique mais tempo tentando achar uma forma de fazer o seu trabalho de uma forma menos trabalhosa. As vezes o serviço é passado para nós e somente reproduzimos o ensinado. Talvez você consiga achar uma forma de "resolver a equação" de modo muito mais simples. As vezes o jeito melhor tá lá na nossa cara, piscando em neon, mas a demanda é tão grande que passamos nossos dias feito cegas, apagando incêndios.
2 - SEJA MACGYVER:
Essa dica é praticamente a extensão da dica de cima. A máxima das empresas sempre foi "redução de custos" e 2015 já está começando uma merda pra economia. Por isso, estão valendo ouro os profissionais que conseguem tirar água de pedra, assobiar e chupar cana, essas coisas... Vocês entenderam.
Seu trabalho ficaria magnifico se a empresa te fornecesse aquele programa/sistema foda, mas ele só te dá um excelzinho básico e olhe lá. Se vira e faz um trabalho incrível no pobre do excel. Você trabalha com vendas mas o material de divulgação que te dão é pobrinho? Invista (do seu bolso!) num curso de teatro ou de oratória. Resumo: pare de mimimi e trabalhe com o que tem, mesmo que você tenha que construir uma ferrovia só com chiclete, guardanapo e durex! (fundo musical: tan,tan ,tan taããããn)
3 - SE INTERESSE UM POUCO SOBRE TUDO:
Para mim, é uma das dicas mais valiosas e pelo que observo, uma das menos praticadas.
Ler é uma delícia, mas respeito quem não é lá muito chegado. Mas hoje TODO MUNDO lê o tempo todo mesmo que seja através do celular. A qualidade é que é um lixo. Todo mundo acessa o FB a cada 2 segundos. Todo mundo sabe da cirurgia da Andressa Ulrach e como foi o réveillon dos famosos. Eu também sei, confesso! Mas vamos expandir um pouco mais nossos horizontes? Vamos procurar saber o básico do que tá rolando na economia? Vamos assistir um programa de turismo? Que tal conhecer o trabalho do Almodóvar, Woody Allen ou Tarantino? Vamos tentar escutar uma radio diferente ou ouvir o álbum inteiro do artista ao invés de escutar só a musica famosa? Isso oxigena o nosso cérebro e nos deixa mais criativos. Isso não é bom só profissionalmente, mas nos torna pessoas mais interessantes. Concorda?
4 - BAIXE SUAS EXPECTATIVAS DE FELICIDADE NO CAMPO PROFISSIONAL:
Demorou muito pra cair essa ficha em mim. Sabe aquela máxima: "Trabalhe no que gosta e nunca mais vai trabalhar na vida"? Bullshit! Isso só deve funcionar pra quem trabalha com esporte ou arte e ainda assim, não é verdade absoluta. Assisti o documentário do Paulinho da Viola e tinha uma parte em que ele dizia que consertava carros velhos para distrair porque a vida de cantor era estressante. Eu acredito. Ou você acha que cantar "Coração Leviano" por décadas é divertido?
Todo trabalho tem seu lado chato pra cacete. Acredite. Você não está sozinha! Você só tem que achar algum trabalho que se identifique mais. Tem uma diferença enorme entre "fazer o que gosta" e "gostar do que faz". Exemplo: Eu gosto de cantar, mas nunca poderia ser cantora. Eu trabalho em RH e gosto de verdade mas se me chamarem pra beber, vou preferir. Entenderam?
5 - SE VOCÊ GANHA MAL, FAÇA UM TRABALHO INCRÍVEL:
Essa frase surgiu pra mim num vídeo de um palestrante hilário, que era passado de mão e mão num antigo trabalho e que faço questão de compartilhar com vocês. Nesse vídeo ele fala sobre outras coisas também, mas a frase que mais me marcou foi essa. Faça o seu melhor mesmo que no atual lugar não haja qualquer chance de você progredir. Acredite, tem sempre alguém te observando e o mundo é do tamanho de uma azeitona. Alguém lá na frente vai reconhecer seu trabalho e te dar uma boa oportunidade mesmo que seja fora dali.
E aí?
Gostaram do meu lado "Max Gehringer". kkkk
Espero que essas dicas sirvam pelo menos pra gente parar pra pensar como estamos construindo nossa caminhada profissional. Lembrem-se: por mais que você esteja numa empresa "foda", as rédeas da sua evolução profissional dependem única e exclusivamente de você! É uma missão sua, de mais ninguém.
Desejo de verdade que todas tenhamos um 2015 próspero e de muitas oportunidades. Afinal de contas, sorte também conta a beça!
Mas lembrem-se daquela frase (que nunca sei de quem é): "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!"
Feliz 2015! Sintam-se todas abraçadas!
Eliana
Gostaram do meu lado "Max Gehringer". kkkk
Espero que essas dicas sirvam pelo menos pra gente parar pra pensar como estamos construindo nossa caminhada profissional. Lembrem-se: por mais que você esteja numa empresa "foda", as rédeas da sua evolução profissional dependem única e exclusivamente de você! É uma missão sua, de mais ninguém.
Desejo de verdade que todas tenhamos um 2015 próspero e de muitas oportunidades. Afinal de contas, sorte também conta a beça!
Mas lembrem-se daquela frase (que nunca sei de quem é): "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!"
Feliz 2015! Sintam-se todas abraçadas!
Eliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bora comentar?