terça-feira, maio 26, 2015

Da Série "Pessoas Criativas": A Arte da Tia Angela

Olá, pessoal!
Que saudade de vocês. Esse mês (como todo ano) está sendo mais agitado que o normal. É uma maratona de aniversários que fazem com que o tempo que já era pouco, ficar menor ainda. E os dias passam e vejo o calendário avançar depressa sem conseguir postar nada. Fico frustradíssima, de verdade.
Mas vamos deixar de mimimi e falar o que interessa.
Uma das mudanças que planejei para o blog é trazer uma espécie de sessão que fale sobre criatividade. Quero trazer exemplos e compartilhar ideias que possam trazer mais criatividade para a nossa vida. Para que? Não só atingir mais resultados nos nossos planos (sejam lá quais forem), mas também comprovar que todo mundo pode fazer melhor, e, principalmente, diferente. Não é preciso ser genial. Não é preciso morar no Vale do Silício. Não é preciso ter 20 anos e entender tudo de tecnologia. Algumas ideias simples já surtem mudanças significativas, sejam nos resultados ou no prazer em fazer determinada coisa. Eu super acredito e busco isso o tempo todo.
E quando pensei em criatividade, a minha primeira referencia de pessoa criativa é a minha tia Angela. Desde pequena, vejo coisas lindas que ela faz mesmo sem ter um histórico familiar de arte, nem sequer um incentivo como cursos e etc... Tudo que sabe sobre o assunto, ela buscou sozinha por amor (e curiosidade!).
Quando vi no facebook que ela havia entrado na febre dos tais livros de colorir, tive a ideia de começar esses posts com um bate-papo com ela sobre arte.
Divido então com vocês um pouquinho da minha tia que eu admiro tanto!
 
Além de talentosa, não é linda? Eita família que só faz mulher bonita, hein? kkk
 
 
 
Eu: Tia, como você descobriu a pintura?
Tia Angela: Desde criança, percebi que tinha facilidade com desenhos. Mais tarde, pintava sabonetes, esculturas em gesso, caixinhas de madeira. Só depois de casada, comprei minha primeira tela e me aventurei a mão livre, sem técnica e experiência nenhuma.
 
Eu: E o que mais gostou de pintar?
Tia: Eu gosto de paisagens que normalmente são da minha cabeça. Mas depois que passei a pintar, mudei o meu olhar quando via fotos de natureza, como fonte de inspiração. Depois, passei a observar a natureza com um novo olhar, como o efeito da luz nas folhas, mudando as cores e produzindo sombras, por exemplo.
 
Eu: E as técnicas como profundidade, sombras, essas coisas?
Tia:Como não tinha internet na época, comprava livros importados de pintura. Estudei as técnicas, as combinações das cores e até hoje continuo pesquisando novas tendências. Quando a gente é apaixonada por um assunto, tem sempre que estudar para fazer cada vez melhor.
 
Eu: Qual pintura famosa faz você pensar: "eu queria ter feito isso!"?
Tia: Sem dúvida, o "The Reader" do Monet.
 
Eu: E sobre criatividade? O que te torna criativa?
Tia: No meu caso, a inspiração surge de repente. E o que me torna criativa é a paixão e a curiosidade de ver aquela tela branca se transformar em alguma coisa.
 
Eu: Sobre essa moda do livro de colorir, eu sei que já aderiu. Você acha que esses livros são mesmo terapêuticos até pra quem não leva muito jeito pra coisa?
Tia: O livro realmente relaxa. A questão é você externar e transmitir o seu estado de espirito, independente de sair uma obra de arte ou não.
 
Eu: Hoje, com a internet, as pessoas tem acesso a vídeos tutoriais, informações de técnicas, pintores, todas disponíveis num clique. Tudo isso facilita ou esse tsunami de informações acaba confundindo e atrapalhando a real inspiração?
Tia: Ah, quando a pessoa gosta, ela sabe separar o que pode servir pra aprimorar sua técnica daquilo que não vai somar nada. O olhar fica criterioso naturalmente.
 
Eu: Tia, pra terminar... O que você sente quando está criando?
Tia: Ah, toda criação pra mim é um desafio pessoal. É uma satisfação que não tem preço saber que consegui transparecer sensibilidade através de uma pintura, provocar no outro uma emoção.

 
Quadro que roubei descaradamente da casa dela no último Natal!


 
 
 Dá pra acreditar que tudo dessa área ela resgatou do lixo?!? Hoje é o canto preferido onde acontece a bagunça!

E ela  nessa febre dos livros de colorir. Nas mãos dela, dá até pra emoldurar, né?
 
É uma pena não termos mais fotos dos quadros dela. E sabem o motivo? Ela faz os quadros e presenteia os amigos. Tem presente melhor?
 
Legal saber que cada um de nós tem um talento que é único e muitas vezes ignoramos totalmente, não é verdade? Se ela descobriu e procurou se aprimorar muito antes da internet  e sem qualquer incentivo, olha o que a gente pode conseguir com o mar de possibilidades que se apresentam pra gente hoje em dia? 
 
Espero que vocês tenham gostado tanto de ler quanto gostei de fazer. :-P
 
Beijas
 
Eliana
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar?

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...