terça-feira, abril 15, 2014

Turistando no Rio: Parque Lage, Jardim Botânico e Pedalinho da Lagoa

Oi, meninas!
  Hoje não vou fazer um post sobre look. Queria muito dividir com vocês como foi o meu último domingo. Vale a pena compartilhar. Vocês vão ver.
 
Eu admito que sou uma carioca muito da chinfrim. Nunca fui no Cristo nem no Pão de Açúcar. Vários outros lugares eu estou conhecendo nos últimos anos. Lugares emblemáticos como Santa Tereza, Floresta da Tijuca, Planetário e o Maracanã eu só fui conhecer depois de velha. E digo que a cada nova "descoberta", venho me apaixonando cada vez mais por essa cidade. Não sou cega quanto aos sérios problemas que o Rio enfrenta. A coisa tá feia e vai piorar... Sei que alguns pontos turísticos são feitos pra gringo mesmo. Subir de trenzinho pro Cristo é um passeio caríssimo. Uma feijoada em Santa Tereza deve ter ouro ao invés de carne seca. É um absurdo. Mas tem outros lugares tão acessíveis em preço que é praticamente um crime ficar em casa nos fins de semana. Agora que estamos no outono então, o clima é um convite para passear ao ar livre.
 
Nesse meu projeto "desbravador", escolhi o último domingo para passear pelo Jardim Botânico com o meu marido. Tinha feito um sol senegalês no sábado mas a meteorologia indicava um dia mais ameno pro domingo. Perfeito! Depois de algumas pesquisas na internet e com roteiro programado, tudo o que tínhamos que fazer era sair de casa cedo!
 
Primeira Parada: PARQUE LAGE
 
Não, não conseguimos acordar cedo. Saímos de casa quase meio-dia. O plano era acordar e tomar o famoso café da manhã do Parque Lage. Não deu! Chegamos na hora do almoço! kkk
O lugar é incrível de lindo. Manutenção impecável. O parque é público, ou seja, não pagamos nada para entrar. Vários grupos faziam farofa piquenique nos jardins.
 
Entrada do Parque
 
 
Pessoal fazendo Piquenique
 
Vista do Cristo

 
Restaurante na parte interna


Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos da EAV
 
 
Balanço: Lugar lindo, mas possível de conhecer por no máximo 1 hora, a não ser que você vá com um grupo grande e passe o dia todo num piquenique debaixo de uma árvore.
 
 
Segunda parada: JARDIM BOTÂNICO
 
Assim que saímos do Parque, seguimos em direção ao Jardim Botânico. Fizemos uma parada para almoçar, então quando entramos lá já estava um tempinho beeem estranho, ameaçando uma chuva. A entrada custa 6 reais e mesmo com o tempo ruim, tinha bastante gente por lá.
Eu fico imaginando como deve ser passear por lá num dia de céu azul, porque mesmo com o céu cinza eu fiquei embasbacada com tanta beleza.
Confesso que não tenho o menor talento nem interesse em assuntos botânicos. Em casa, deixo até cacto morrer, mas a sensação de entrar naquele lugar foi como me transportar para um lugar muito, muito longe do caos urbano que a gente vive. De repente, em poucos metros para dentro do Jardim, tudo ficou silencioso, colorido, bucólico. É um lugar incrível! Parecia que eu tinha entrado num quadro do Monet! Claro que qualquer experiência é totalmente subjetiva. Como o meu marido já tinha ido lá várias vezes, ele ficou interessado em observar o tipos de planta, blablabla... Eu só queria admirar a beleza do todo! Me vi muito emocionada por ter lembrado da minha avó que era uma amante da natureza, do tipo que falava com planta, abraçava árvores. Me lembro de todo dia ela levantar,  olhar pela janela e agradecer pela vista lá de casa que dava para um morro de mata fechada. Eu achava bobagem e pensava: "Ah, se fosse com vista por mar, aí sim!". Tipo de sabedoria que só se adquire com a idade. Então me deu um aperto no peito por perceber que ela morreu sem ter ido naquele lugar. Tudo ali tinha cheiro de D. Ida. Ai, que saudade!
 
Mas daí , começou a chover e fomos embora sem ter conhecido tudo. Mas certamente vou voltar lá em breve, num dia de céu azul, como ele merece ser visto.
 
 



 
 
Última Parada: PEDALINHO DA LAGOA
 
Sim, estava chovendo. Sim, era a final do campeonato carioca. E sim, eu pentelhei muito pra andar de pedalinho.
Sempre alimentei no meu imaginário de quão romântico seria um passeio de pedalinho. Então como era o dia do beijo, queria fechar o roteiro num clima mais apaixonadinho!.kkk #clichecafona
Fomos andando até o parque dos patins. Foi uma caminhada rapidinha. Estava chuviscando mas tinha muita gente andando de pedalinho, bicicleta... O parque estava bem cheio.
Alugamos um "cisne" por 30 mins e custou 20 reais. Eu achei caro, mas não cancelaria o passeio por nada nesse mundo. Ficamos com medo do pedalinho não aguentar o nosso peso, mas o moço garantiu que o treco aguentaria a gente. Confiei!
Mas para a minha triste decepção, não vi nada de romântico na hora H. O tal pedal era duro pra cacete e nossas pernas já estavam cansadas por ter andado o dia inteiro. Resultado? Meia hora que pareceu uma eternidade...No final a chuva apertou e acabamos rindo da situação! Zero glamour! kkk Acho que curti mais o fato de ter conseguido matar uma vontade do que o passeio em si. Enfim, coisa de mulher! Mas pelo menos nos beijamos na Lagoa, com chuva, cansados, com sede, eu quero a minha mãe, mas comemoramos o dia do Beijo. Isso é que importa! #missaodadaémissaocumprida
 

 
 
E aí? Gostaram?
 
Espero que eu tenha conseguido convencer vocês a desfrutar um pouco dos lugares lindos que o Rio nos dá de presente. Tá sem grana? Vai num parque público. Vai ver o por do sol no Arpoador. Faz muito bem pra nossa mente e pra nossa alma sair e testar novas percepções. Tem filho em casa? Não vou nem falar o quanto eu acho absurdo deixar as crianças presas em casa num domingo lindo. O carioca mora numa cidade que é um convite a contemplação. Eu espero poder conhecer muitos outros lugares daqui do Rio e dividir essas experiências com vocês.
 
Beijas
 
Eliana
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar?

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...